Nutrição Oncológica Como Aliada Fundamental no Tratamento Contra o Câncer

O câncer é considerado uma enfermidade de causa multifatorial crônica que se caracteriza pelo crescimento desordenando, rápido e invasivo de células com alteração em seu código genético. Além disso, é uma doença catabólica que consome as reservas nutricionais do paciente devido ao aumento do gasto energético pela atividade humoral presente. Para o tratamento oncológico existem várias alternativas dentre elas a quimioterapia, radioterapia, iodoterapia, cirurgia e transplante de medula óssea.

Efeitos Adversos dos Tratamentos

Durante o tratamento, devido a sua toxicidade, é comum o aparecimento de efeitos adversos aos pacientes como redução no apetite, dificuldade para alimentar-se, náuseas, vômito, mucosite, constipação, diarreia, alteração no paladar, xerostomia e alteração na absorção dos nutrientes, levando a um quadro de desnutrição que se agrava ainda mais em virtude dos mecanismos fisiopatológicos do câncer.

Impacto da Perda de Peso e Desnutrição

Quando o paciente apresenta perda de peso e desnutrição podem também apresentar redução da resposta ao tratamento especifico e a redução da resposta imunológica, acarretando em uma perda na qualidade de vida, deixando-o mais suscetível a complicações pós operatório, aumentando a morbimortalidade, aumento no tempo que o paciente fica internado pois o mesmo fica mais susceptível a infecções, inflamações e retardo na cicatrização e consequente aumento no custo hospitalar.

Importância da Nutricão Oncológica

Para reduzir e evitar as complicações apresentadas pelo próprio tumor e pelo tratamento, é extremamente importante a assistência nutricional ao paciente oncológico sendo ela individualizada e que compreenda desde a avaliação nutricional, o cálculo das necessidades nutricionais até a aplicação da terapia nutricional.

A nutrição oncológica desempenha um importante papel no manejo e na qualidade de vida desses pacientes, tendo um impacto direto na resposta ao tratamento, na tolerância às terapias e na sobrevida desses indivíduos. Uma avaliação nutricional detalhada com parâmetros específicos é fundamental para o manejo clínico de forma adequada, incluindo indicadores antropométricos, análises laboratoriais e questionários para determinar o estado nutricional e as necessidades relacionadas a cada caso.

Intervenções dietéticas específicas e adaptadas para cada caso clínico e estágio da doença são fundamentais nesse cenário, podendo reduzir complicações, aumentar a tolerância em relação aos medicamentos utilizados e influenciar positivamente na resposta às peculiaridades dos tratamentos. Além deste fato, ressalta-se ainda a importância em expertise para lidar com sintomas específicos relacionados à nutrição, como anorexia, disfagia, mucosite e alterações no paladar.

Estratégias como o programa personalizado de terapia nutricional resultaram em melhorias significativas nos desfechos clínicos e na qualidade de vida a longo prazo, evidenciando a importância de abordagens específicas e adaptadas às necessidades e sintomas de cada paciente. Na verdade, cada paciente é único e sempre tem diferentes necessidades, consideradas desafiadoras e que precisam de um acompanhamento especializado e individualizado por um profissional especialista.

Referencias:

SOARES, K. R. D., CARVALHO, I. R. D. A., & RAPOSO, L. P. (2016). A IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO E UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM PACIENTES ONCOLÓGICOS.

Pereira, L. F. S. (2024). ASPECTOS NUTRICIONAIS DOS PACIENTES EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Contemporânea4(5), e3405-e3405.

do Nascimento, F. S. M. (2014). A importância do acompanhamento nutricional no tratamento e na prevenção do câncer. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-SERGIPE2(3), 11-24.

SC, N. T., & Mocellin, M. C. (2016). A importância da nutrição durante o tratamento oncológico.

Fraga, F. P. D. S. C., & Maia, L. C. N. (2022). Nutrição e imunidade no tratamento oncológico. Estudos Avançados sobre Saúde e Natureza3.

Del Buono, H. C., Azevedo, B. M., & Nunes, C. S. (2017). Importância do nutricionista no tratamento de pacientes oncológicos. Rev Saúde em Foco [Intenet]9, 291-99.

Deixe um comentário